sexta-feira, 26 de dezembro de 2008











A equipa do Projecto Educação para a Saúde convidou as escolas das freguesias de Chaves a assistir à palestra " O melhor é nunca começar!!". Tratou-se de uma palestra muito interessante dado o seu carácter interactivo.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Formação para funcionários "Higiene e Segurança no Trabalho"



No primeiro período, mais precisamente no mês de Outubro, as funcionárias da cantina e do bufete assistiram a uma formação sobre Higiene e Segurança no Trabalho, dada pela nutricionista do Centro de Saúde N.º 2, Drª Ana Cardoso e pela Coordenadora do PES, Olga fontes, numa sala da EB2, 3 Dr. Francisco Gonçalves Carneiro.
A participação dos formandos foi boa.

domingo, 7 de dezembro de 2008

PRESSE - Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar

Presse
View SlideShare presentation or Upload your own.

Palestra "O Melhor é Nunca Começar!!"

No âmbito do Projecto Escolas Livres de Tabaco, a equipa do Projecto Educação para a Saúde promoveu uma Palestra no Dia do Não Fumador, dia 17 de Novembro, pelas 21H, no Auditório da Câmara Municipal de Chaves.
Como a temática é bastante polémica e nem sempre quem fuma consegue abandonar o vício, a equipa optou por contactar médicos e enfermeiros que trabalham para o bem estar da Saúde Pública, para, de um modo bastante realista, explicarem os malefícios do tabaco e o apoio que é dado a todos os cidadãos que, por vontade própria, decidam abandonar o vício.
Orientaram os trabalhos da noite os médicos do Centro de Saúde n.º 2 de Chaves, Dr.ª Rosa Crespo/Coordenadora da Área de Promoção e Protecção da Saúde do Distrito de Vila Real, Dr.ª Carla Paradela/ Cardiopneumologista, Dr.ª Rosa Couceiro/consultas de cessação tabágica, Dr.ª Helena Vieira/Psicóloga e o Enfermeiro Vítor Oliveira.
Os oradores explicaram os malefícios do tabaco nos fumadores activos e passivos, procedimentos para acederem às consultas de cessação tabágica nos centros de saúde e os mecanismos para ultrapassar as reacções físicas e psicológicas provenientes da decisão de deixar de fumar.
Foram feitas sessões práticas de monitorização do monóxido de carbono a nível pulmonar e vias respiratórias e a realização de espirometrias com o espirómetro, onde colaboraram alguns participantes.
O público presente mostrou-se bastante participativo e o balanço desta iniciativa foi muito positivo.

Palestra "O Melhor é Nunca Começar!!"



Esposição de Trabalhos alusinos ao Dia do Não Fumador

O Programa ELT, Escolas Livres de Tabaco, visa contribuir para evitar ou atrasar a idade de início do consumo de tabaco nos jovens escolarizados.









Exposição de Trabalhos na BEFGC











Dia Mundial da Alimentação - A festa da Sopa e da Fruta




Exposição de Trabalhos "Dia 16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação"













Uma escola que trabalha, centrando a sua actividade apenas na informação, não está a contribuir, decisivamente, para a elevação do nível de saúde nem para o sucesso educativo dos seus alunos.
Só poderá ser promotora da saúde a escola que se esforçar de forma consciente, empenhada e persistente, por organizar o seu trabalho, de tal modo que as actividades a que se propõe favoreçam o crescente bem-estar de toda a comunidade educativa.
É pois necessário que a escola saiba apresentar alternativas realistas para uma vida em bem-estar, algo que permita aos alunos intervir, desenvolvendo competências que lhes proporcionem tomadas de decisão concordantes com hábitos de vida saudáveis.