quarta-feira, 29 de abril de 2009

SESSÃO Nº11 DO PASSE

“DECIDIMOS O QUE COMEMOS!”


O nome da sessão número 11 do Passe era” Decidimos o que comemos!”
Relembramos as regras do grupo e distribuíram-nos um desenho.
Esse desenho representava uma refeição. Nós tínhamos de desenhar o nosso jantar do dia anterior.
Em grupo escolhemos a refeição mais saudável e substituímos alguns alimentos menos saudáveis por outros mais saudáveis.
Depois, um porta-voz de cada grupo foi apresentar aos colegas.
Identificamos ainda pequenos erros alimentares e finalmente voltamos a desenhar a refeição saudável agora com sopa, um prato com carne, peixe e legumes, uma peça de fruta e água.
Assim terminou mais uma sessão onde continuamos a falar de alimentação saudável.

(Texto colectivo 3º ano Santo Amaro)

OS NOSSOS TABULEIROS SAUDÁVEIS










SESSÃO Nº 10 DO PASSE






SESSÃO Nº 10 DO PASSE


Novamente o Passe veio à nossa sala. O tema da sessão era “ Tenho olhos, mas não consigo ver”.
Depois de formarmos os grupos, fizemos um jogo em que nos davam três imagens. Nós tínhamos de identificar qual era a imagem que representava a matéria prima, o produto original e o produto final ou transformado. Por exemplo a oliveira dá a azeitona que depois vai dar origem ao azeite.
No jogo seguinte, distribuíram pelos grupos imagens para pintar. Tínhamos de pintar partes desse alimento correspondentes ás percentagens dos constituintes dos alimentos.
Para concluir a sessão, a equipa falou-nos ainda da importância dos rótulos que nos indicam a composição dos alimentos, a data da validade, etc.

(Trabalho de grupo)



sexta-feira, 17 de abril de 2009

SESSÃO Nº 9 DO PROGRAMA PASSE

“SEI FAZER SUBSTITUIÇÕES”



Depois das férias da Páscoa, mais uma vez o PASSE veio à nossa sala.
Hoje, o tema foi “ Sei fazer substituições”.
Em primeiro lugar fizemos um jogo.
No jogo tínhamos que substituir o leite por outro alimento que houvesse na mesma fatia da roda.
Podemos substituir, em cada grupo, um alimento por outro. Posso substituir a carne pelo peixe ou ovos, as maçãs pelos morangos, as couves pelas cenouras, o pão pelos cereais, etc.
De seguida dialogamos sobre as várias substituições que podemos fazer de uns alimentos por outros.
Em conclusão aprendemos o que é saber trocar ou seja substituir alimentos por outros do mesmo valor alimentar.
Assim terminou a sessão depois de termos resolvido a tarefa que foi proposta. Tínhamos que escrever o nosso prato preferido e depois fazíamos algumas substituições de maneira a tornar esse prato mais saudável.


Trabalho escrito por: Diogo André, Carlos, Cláudia, Paulo e Inês e corrigido pela turma


“O QUE É SUBSTITUIR”

Substituir é igual a trocar alguma coisa por outra.
Alguns jogadores quando estão cansados ou aleijados são substituídos por outros. Também podemos trocar o material quando está velho ou estragado.
Os alimentos substituem-se por outros do mesmo grupo da roda dos alimentos. Quando temos alimentos em casa e eles se acabam também compramos mais para os substituir.
Para nos alimentar podemos também trocar pão por cereais, podemos trocar uma pêra por uma maçã, uma melancia por uma laranja, framboesas pelos pêssegos, etc.
Pode-se trocar alimentos, jogadores e muitas mais coisas.
Nesta sessão, concluímos que se podem substituir alimentos por outros que pertencem à mesma fatia da roda.


Trabalho escrito por: Elian, Guilherme, Pedro, Sara e Carina e corrigido pela turma