sábado, 30 de maio de 2009



REGRAS ALIMENTARES

Há algumas regras alimentares que aprendemos com o programa PASSE e que devem ser cumpridas

ü Devemos variar os alimentos da roda dos alimentos
ü Devemos comer legumes ( ao almoço e ao deitar)
ü Devemos comer sopa pelo menos duas vezes por dia
ü Devemos comer fruta todos os dias ( 2 a 4 peças por dia)
ü Devemos evitar os doces
ü Não devemos abusar das gorduras
ü Beber sempre água
ü Não comer alimentos que não pertencem à roda dos alimentos

Grupo: Helena, Carlos, Maria João, Carolina e Pedro


O QUE GANHEI COM O PASSE

No Passe aprendemos muita coisa.
Aprendemos a provar novos alimentos para aprendermos a gostar. Alguns meninos dizem que não gostam de uma coisa mas não provaram e por isso não sabem se gostam ou não.
Devemos comer sopa duas vezes por dia porque a sopa leva legumes e duas a quatro peças de fruta. O grupo dos legumes e frutos é o maior grupo da roda.
Devemos comer carne ou peixe mas do tamanho da palma da nossa mão porque a carne e o peixe ajudam a formar o nosso corpo.
Também devemos comer as leguminosas duas vezes por dia .A fatia das leguminosas também é muito grande.
Aprendemos ainda que há alimentos que dão mais energia do que outros. No Inverno por exemplo é boa altura para comermos alimentos com mais energia porque está mais frio e o nosso corpo precisa de mais energia para ficar quente.
A àgua deve ser a nossa bebida preferida e nós devemos beber muita água. De vez em quando podemos beber refrigerantes mas poucas vezes.
Com o PASSE adquirimos muitos conhecimentos. Foi uma pena ter acabado.

Grupo: Inês, Soraia, Diogo André, Guilherme e Luís

O QUE ERA O PASSE

O PASSE foi um programa que nos ajudou a fazer escolhas alimentares.
Neste tempo todo ensinaram-nos como nos alimentar de uma forma saudável.
Aprendemos a escolher os alimentos; a trocar alimentos por outros do mesmo valor alimentar; que por vezes um alimento mais pequeno pode dar mais energia que um maior; que os rótulos dos alimentos devem ser lidos porque nos dão informações úteis; devemos evitar as gorduras e os doces. Aprendemos ainda que a água é a melhor bebida.
O Passe ensinou-nos a ter uma vida saudável.
Nós gostamos muito das sessões porque fizemos muitos jogos divertidos e aprendemos muitas regras e comportamentos que devemos usar para ter uma vida mais saudável.

Grupo: Sara, Paulo, Elian, Diogo Nuno, Natacha e Ema




A ÚLTIMA SESSÃO DO PASSE

Hoje decorreu a última sessão do PASSE.
Trouxemos fruta para fazer uma salada de fruta.
De seguida preenchemos uns questionários sobre o que aprendemos para verificar se melhoramos os nossos conhecimentos sobre alimentação.
Jogámos ao jogo da bola “Bomba” que servia para relembrar as regras da alimentação saudável. A bola corria pelos meninos e quando a enfermeira dizia” Bomba” esse menino tinha de dizer uma regra.
Seguidamente comemos a salada que tínhamos feito.
Depois deram-nos um presente para nos lembrarmos do PASSE e das enfermeiras.
Esse presente era uma caneta com água e estrelinhas. A água representava a nossa bebida preferida e as estrelinhas representavam o quanto nós brilhávamos por saber cumprir as missões que nos tinham proposto.
Assim acabou este programa sobre alimentação saudável mas com grande pena nossa.

Grupo .Carina, Hugo, Joana, Sofia, Cláudia e Diogo Reis

quinta-feira, 28 de maio de 2009

MAIO MES DO CORAÇÃO


Esta tarde, vieram à nossa escola quatro enfermeiras falar-nos do coração.
Ser saudável é ter bom coração. Podemos fazer várias coisas para ter um coração saudável: comer vegetais, fazer exercício físico, beber muita água, não comer gulodices, etc.
Ouvimos uma história que falava de um menino que só pensava em doces, bolos, hambúrgueres ,etc. Só pensava em comida e estava a ficar gordo. Os amigos chamavam-no muitas vezes para brincar mas ele não queria. Certo dia, quando o foram chamar, um menino disse que não valia a pena estar a chamar por ele porque ele era gordo e não se mexia. Ele ficou triste e começou a chorar. A professora deu uma aula sobre ser saudável. O menino aprendeu a comer de uma forma saudável.
Depois da história divertimo-nos muito a fazer exercícios muito divertidos.

( Carina 3º ano Santo Amaro)

terça-feira, 26 de maio de 2009

PASSE - PENÚLTIMA SESSÂO





























“ Os grupos também têm fim!”


Hoje o “Passe” veio cá e disse que era a penúltima sessão.
A sessão de hoje chamava-se “ Os grupos também têm fim!”
Nesta sessão, começamos por recapitular os jogos que tínhamos feito nas diferentes sessões. Recordamos o jogo das cadeiras, o jogo das regras de trânsito, o jogo da energia, o joga das substituições, da roda dos alimentos, etc,
Depois, cada uma de nós recebeu um cartão com uma frase incompleta. O objectivo do jogo era juntar as meias frases. Os meninos que tivessem o início de uma frase tinham de ler a sua parte e outro menino tinha de a completar.
As frases resumiam os temas tratados ao longo de todo o programa.
No final, a equipa disse-nos que na última sessão haveria uma surpresa para quem se portasse bem..
Foi uma sessão divertida.
(Guilherme














domingo, 24 de maio de 2009

Rastreio de Risco Cardiovascular

Entre os dias 4 e 7 de Maio esteve na nossa escola um programa de Rastreio de Factores de Risco Cardiovascular desenvolvido pela Associação Cardiologia em Movimento, durante o qual foi medido, entre outros factores de risco, o Índice de Massa Corporal (IMC). Este índice é um bom exemplo da estreita relação que se pode estabelecer entre a Matemática e a Saúde.

O Índice de Massa Corporal é um cálculo que tem em consideração o peso corporal e a altura de um indivíduo. O resultado ajuda a saber se a pessoa tem um peso baixo, normal ou se pelo contrário tem excesso de peso.

O IMC é também chamado de Índice Quételet (inventado pelo cientista belga Jacques Quételet, 1796-1874). A Organização Mundial da Saúde (OMS) define este índice de massa corporal como o padrão para medir os riscos associados com a obesidade, de entre os quais se destaca o risco cardiovascular. É importante notar que não se toma em consideração a massa muscular quando se calcula o Índice de Massa Corporal.

O IMC é calculado dividindo o peso do indivíduo (em kg) pela sua altura ao quadrado (em metros). Isto é:




Exemplo: Para uma pessoa com 60 kg de peso e 1,68 metros de altura, temos:




O resultado obtido com a aplicação desta fórmula é, no caso dos adultos, comparado com uma tabela de valores padrão que indica o grau de obesidade do indivíduo.



No caso das crianças e adolescentes após o cálculo do IMC este é comparado com um diagrama de IMC que tem em conta a idade e o sexo de forma a obter uma classificação em percentis (Gráficos 1 e 2). Este critério difere do usado na interpretação do IMC em adultos, o qual não tem em conta a idade e sexo. O sexo e idade são usados em crianças e adolescentes porque neles a quantidade de gordura corporal varia consoante este factores.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

SESSÃO Nº13 DO PASSE



PASSE SESSÃO Nº 13

Nesta sessão debatemos os obstáculos a uma alimentação saudável.
Em grupo falamos que, quando dizemos que não gostamos de uma coisa sem provar estamos a cometer um erro alimentar. Se formos a muitas festas de aniversário, por exemplo, estamos a transgredir as regras de uma alimentação saudável. Quando vamos ao supermercado com a nossa mãe e lhe pedimos para ela nos comprar um produto não saudável, estamos a errar. Além desse produto ser não saudável a mãe também pode não ter dinheiro para comprar o que é essencial ou mais importante.
Como soluções para estes erros ou barreiras a uma alimentação saudável concluímos que devemos experimentar os alimentos antes de os rejeitar, trocando por exemplo a maneira de os cozinhar. Não devemos atender à publicidade dos produtos, pois ela nem sempre é verdadeira. Devemos escolher os alimentos e para isso devemos ler os rótulos.Como nós fomos escolhidos para o programa PASSE também podemos ensinar os nossos pais e outros familiares sobre a alimentação saudável e os cuidados a termos para vivermos melhor.

VISITA DE ESTUDO


No âmbito do programa da disciplina de Ciências Naturais e integrado no Projecto da Educação para a Saúde, no dia 14 de Maio, os alunos do 9º ano de escolaridade realizaram uma visita de estudo aos serviços de Hemodiálise e ao Laboratório de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro – Unidade de Chaves.
A visita teve como principal objectivo promover a interligação entre os conteúdos abordados na disciplina de Ciências Naturais e a prática clínica. Para além de contactarem in loco com algumas técnicas utilizadas no tratamento e diagnóstico de doenças, os alunos foram sensibilizados para a importância da aquisição de atitudes promotoras da saúde.
No serviço de Hemodiálise a visita decorreu de uma forma faseada, primeiro com uma explicação teórica e, em seguida, com a visita propriamente dita às instalações. Houve a oportunidade de visualizar equipamentos, métodos e procedimentos, bem como observar os doentes que se encontravam a realizar o tratamento. Tiveram ainda a possibilidade de questionar um dos doentes, o qual respondeu com a maior simpatia e prontidão.
No Laboratório de Anatomia Patológica, os Técnicos explicaram como se procede no exame macroscópico de peças cirúrgicas e no exame microscópico de células e tecidos, visando sobretudo o diagnóstico e o prognóstico de determinadas patologias.
Os alunos seguiram atentamente todas as explicações dadas, quer pela Enfª Chefe do Serviço de Hemodiálise, quer pelos Técnicos do Laboratório de Anatomia Patológica que se mostraram extremamente atenciosos e afáveis, respondendo a qualquer questão colocada.
Esta visita foi profícua na medida em que os alunos tomaram consciência da importância do avanço da Ciência e da Tecnologia no tratamento e diagnóstico de doenças e as suas implicações na qualidade de vida das populações. Consolidaram, também, conteúdos já abordados e foram sensibilizados para a importância de atitudes promotoras da saúde.
Há, ainda, a destacar a forma cívica e ordeira como os alunos se comportaram ao longo da visita.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Rastreio de Factores de Risco Cardiovascular







Decorreu entre 4 e 7 de Maio, na escola sede, um Rastreio de Factores de Risco Cardiovascular que esteve a cargo da Associação Cardiologia em Movimento.
O público alvo foram os alunos do 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade, bem como, educadores, professores e funcionários do Agrupamento que, antecipadamente, efectuaram a sua inscrição.
Participaram nesta actividade mais de 4 centenas de pessoas, o que nos deixa muito felizes.
Após auscultação de alguns intervenientes apraz-nos referenciar que estavam bastante satisfeitos com a iniciativa e consideraram a equipa de enfermeiros, envolvidos na actividade, fantática (simpáticos, acessíveis e muito profissionais).
Resta-nos agradecer à fabulosa equipa que connosco colaborou, no terreno, e permanecerá em contacto até ao envio dos resultados estatísticos.



domingo, 10 de maio de 2009

Sessão nº 12 do PASSE








Nesta sessão do passe os alunos dialogaram sobre a importância da publicidade na escolha dos alimentos. Concluiram que nem sempre a publicidade é verdadeira. O seu objectivo é vender um produto e nem sempre corresponde ao que anunciam.

Como actividade foi proposto que os alunos fizessem um cartaz de publicidade para venderem um produto .


CARTAZES FEITOS COMO ACTIVIDADE







































sexta-feira, 1 de maio de 2009

Fórum da Educação



Cartaz elaborado pela turma de 30 ano do Santo Amaro para a exposição do Fórum d a Educação.