quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

SAÚDE ESCOLAR




PRIMEIROS SOCORROS

Na tarde do dia 10 de Fevereiro vieram à nossa escola as enfermeiras do centro de saúde. Elas explicaram-nos o que fazer quando houvesse um acidente.
Fizeram várias demonstrações, em teatro, tais como: o que fazer em caso de desmaio, de hemorragia, queimaduras , cãibras, electrocussões , entorse, engasgar, etc
Se me engasgar devo colocar a barriga nas costas de uma cadeira e fazer força; se tiver uma hemorragia devo apertar, abaixo do osso do nariz e apertar até passar; se me queimar devo pôr água fria, na queimadura e colocar, pomada; se fizer um arranhão ou outra ferida devo lavá-la e desinfectar. Quando se desmaia devemos deitar a pessoa, levantar-lhe as pernas e dar-lhe alguma coisa doce. Ainda explicaram muitas outras situações.
Foi uma tarde divertida porque as enfermeiras dramatizaram bem as situações e aprendemos muitas coisas.
( Texto colectivo 4º ano Santo Amaro)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEL

IDT
Dia 3 de Fevereiro de 2010, vieram outra vez as psicólogas do IDT.
Estivemos a jogar a um jogo que consistia em respondermos sobre o assunto da aula do dia 6 de Janeiro, ou seja sobre drogas, álcool e tabaco. Também dizíamos os nossos sentimentos, ganhar estrelinhas fizemos mímicas e apresentávamos soluções para ter uma vida mais feliz.
Tivemos que fazer três grupos. Eu era do grupo laranja.
Lançávamos dois dados e o número que saísse em cada somavam-se, como no jogo do «Monopolly».
A equipa que chegou primeiro à final foi a equipa verde e a que ficou com mais estrelas foi a nossa, mas, o que interessava não era ganhar nem perder, era aprender coisas novas.
A aula foi divertida e diferente
( Cláudia 4 º ano Santo Amaro)