sexta-feira, 26 de março de 2010

Semana dos Afectos

AMOR É...
...amizade, carinho e quando uma pessoa gosta de outra. Andreia 4º- ano
...quando duas pessoas estão apaixonadas uma pela outra. Catarina, 4ºano
...quando uma pessoa gosta e dá carinho. Jéssica, 4º ano
...paixão que sente o coração. Daniel, 4º ano
...doce como o açúcar, como o mel e como o perfume. Emanuel, 4º ano
...dar um beijinho à mãe, ao pai e à mana. Bruna, 1º ano
...querido Diogo amo-te querido Diogo. Teresa, 1º ano
...a Bruna. Diogo, 1º ano
...doce como o açúcar, como o mel e o perfume das flores. Gonçalo, 3º ano
...cheiroso como as rosas vermelhas da Primavera, doce como o açúcar e bom como a água. Raquel, 3º ano
...amar alguém, é dar carinho e beijinhos. Ana, 3º ano
...ter uma pessoa apaixonada por mim. Sara, 2º ano

EB1 de Vila Nova de Veiga

PES ao longo do 2.º Período

As actividades no âmbito da Promoção/Educação para a Saúde/Sexualidade continuam a ser implementadas com sucesso no nosso Agrupamento.
De modo a dar seguimento ao agendado para este Período, os alunos participaram activamente nas sessões de esclarecimento que lhes tinham sido destinadas: “Puberdade: aspectos biológicos e emocionais. Sexualidade: valores e dimensão ética”, no dia 3 de Fevereiro, para os 7º anos; “Gravidez na adolescência, contracepção e interrupção voluntária da gravidez: sequelas físicas e psicológicas”, nos dias 24 e 25 de Fevereiro, para os 6º H, 7ºs, 8ºs, 9ºs e CEF´s; e “Importância da vacina contra o cancro do colo do útero”, nos dias 3 e 4 de Março, para os 8ºs, 9ºs e CEF´s, proferidas, respectivamente, pelas Dra. Helena Vieira, Psicóloga do Centro de Saúde Nº 2 de Chaves, Dr. Reis Morais e Dra. Maria José Portela, Enfermeira-Chefe do Centro de Saúde Nº 2.
Como metodologia, os alunos elaboraram, antecipadamente, durante as aulas de Formação Cívica, questões que gostariam de esclarecer ou de aprofundar sobre os temas a serem abordados, as quais foram, depois, colocadas em caixas executadas pelos alunos do 7º C, na disciplina de Artes Gráficas.
Os palestrantes e alunos brilharam nas suas apresentações e participação.
Considerando que o saber e estar informado contribuem para a mudança de comportamentos, estas sessões destinadas a uma faixa etária que gosta de desafios, mas que precisa de estar preparada, a equipa PES acredita estar a contribuir para uma melhoria do bem-estar dos alunos e do seu crescimento enquanto cidadãos.
Equipa PES

CAMPANHA "Limpar Portugal"


Os alunos do Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro não ficaram indiferentes à campanha Limpar Portugal. Por isso, durante a semana de 22 a 26 de Março irão colaborar na limpeza do recinto escolar e da área circundante às escolas o que demonstra a sua sensibilidade para com a preservação do ambiente.

                                                                                                                                  Equipa PES