quarta-feira, 16 de junho de 2010

PASSE RUA em Chaves

















Realizou-se no Estádio Desportivo de Chaves o evento PASSE RUA, integrado no Programa de Alimentação Saudável, uma iniciativa dos Centros de Saúde de Chaves.

No passado dia 15 de Junho, as Equipes de Saúde Escolar dos Centros de Saúde de Chaves nº1 e nº2, em parceria com os Agrupamentos Escolares de Chaves, promoveram o evento PASSE RUA. A actividade, integrada no plano de intervenção Programa de Alimentação Saudável em Saúde Cruz, Cinochaves e Caneiro. Teve como colaboradores o grupo de professores de Educação Física da Câmara Municipal de Chaves e os alunos da Escola de Enfermagem de Chaves. As crianças competiram pelo passaporte PASSE com a passagem por um percursEscolar (PASSE), teve a finalidade a solidificação dos conhecimentos adquiridos durante o ano lectivo com o Programa de Alimentação Saudável 3º ano (PAS3).O evento concluiu o trabalho desenvolvido, em várias escolas do concelho de Chaves, durante este ano lectivo ao longo das 15 sessões que integram o Programa de Alimentação Saudável. A actividade contou com a participação de 125 crianças do 3º ano de escolaridade das escolas previamente seleccionadas, Sto. Amaro, Casa dos Montes, Sta. o de jogos com cinco desafios, onde eram classificados sob o ponto de vista de conhecimentos.
O PASSE é um programa de promoção de saúde, de âmbito regional, da responsabilidade da Administração Regional da Saúde do Norte, I.P. – Departamento de Saúde Pública, em parceria com a Direcção Regional de Educação do Norte. Neste programa utilizaram-se modelos baseados no ciclo CAC, significando, Conhecimentos, Atitudes e Comportamentos, trabalhando as três componentes, de forma a permitir autonomia nas escolhas relativamente à alimentação, especialmente em meio escolar.
Assumindo-se como um projecto pioneiro e, abrangendo todos os alunos do primeiro ciclo, propõem-se a desenvolver nestes competências pessoais de auto-conceito e auto-estima, tomada de decisão e posteriores atitudes e crenças que culminem em escolhas responsáveis e conscientes.
O programa de intervenção que conta com várias equipas de saúde escolar na região Norte em colaboração com todo o corpo docente dos agrupamentos escolares.
A actividade foi um sucesso, uma vez que todos os alunos corresponderam às expectativas, demonstrando os conhecimentos adquiridos de uma forma alegre e divertida atingindo o máximo de carimbos no Passaporte PASSE.
Contra a obesidade, por uma alimentação saudável!
Agradecemos o apoio da Câmara Municipal de Chaves, da Panificadora Chaves,Lda., Águas de Carvalhelhos e Laboratório de Analises Pioledo.

Enfermeira Chefe do Centro de Saúde N.º 2 de Chaves, Maria José Portela

terça-feira, 15 de junho de 2010

Balanço das actividades do PES/Sexualidade

Balanço das actividades do PES/Sexualidade

Foi um desafio. Desafio a uma equipa que se dividiu entre as actividades da promoção da saúde e da sexualidade, de acordo com a legislação em vigor (Lei nº 60/2009, de 6 de Agosto) e as normas emanadas do Ministério da Educação (DGIDC - Propostas de Conteúdos Mínimos na Área da Educação Sexual) e, ainda, do plano de contingência. Não foi tarefa fácil e muitas foram as horas passadas na organização de actividades promotoras de saúde.
Segundo a OMS (Carta de Ottawa), a Promoção da Saúde é um processo que visa criar as condições para que as pessoas aumentem a sua capacidade de controlar os factores que condicionam a saúde, no sentido de a melhorar. Tem como objectivo principal incentivar a modificação de comportamentos e a tomada de decisões de uma forma autónoma, pois considera que os cidadãos informados são os primeiros responsáveis pela própria saúde, tendo o dever de a defender.
Com estas actividades esperamos ter contribuído para que, como diz a Professora Fernanda Navarro, cada um de nós, alunos e restante comunidade educativa do Agrupamento, seja responsável pelo seu próprio projecto de vida, isto é, sujeito do seu próprio desenvolvimento.
A todos os que contribuíram para o sucesso destas actividades, o nosso BEM-HAJA.
A equipa PES.

Ano Internacional da Biodiversidade


O Agrupamento Dr. Francisco Gonçalves Carneiro não poderia ficar indiferente à Comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade.
Por isso, foi lançado pelo grupo PES (Promoção/Educação para a Saúde) e por docentes dos grupos disciplinares de Ciências Naturais/ Ciências da Natureza o desafio a colegas, alunos e encarregados de educação, principalmente dos 5º e 8º anos de escolaridade, onde o conceito é abordado, para fotografarem a biodiversidade da região do Alto Tâmega.
Os resultados, patentes na galeria Esboço da Escola sede, ultrapassaram de longe as expectativas, resultando numa exposição de excelente qualidade e na qual, acabaram por participar alunos, desde o pré-escolar ao 8º ano, docentes e colaboradores da escola, os portugueses Diogo Carneiro e Marco Fachada, e o galego José Ramón Reigada (Verín).

PARA CONTAR E MEDITAR NO

“ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE”

Aqui vai uma estória do Dr. Jorge Paiva (Biólogo)
               
Dois amigos abastados resolveram fazer, cada um, uma invulgar viagem de aventura. Cada um deles iria viajar num veículo “todo-o-terreno”, sem companhia, sem rádio, sem telemóveis nem GPS, carregados de combustível suplementar, alimentos, água e agasalhos e sem ajudas de ninguém, apenas com muito dinheiro, de modo a não terem dificuldades no caso de terem de regressar. Um atravessaria o deserto do Sahara, o outro a Amazónia.
                Um partiria de Bizerte no Norte da Tunísia, atravessaria o lago salgado (Chott El Jérid) e, por El Borma, passaria pela parte oriental desértica da Argélia (Grand Erg Oriental), entraria no Sul da Líbia por Ghat, atravessaria o deserto do Sahara (Ideham Marzuq), seguiria pelo Nordeste do Níger (de Toummo a Afafi), atravessaria o Chade (Afafi – Abéché), entrando no Sul do Sudão por Adré e, através de Bobai, entraria na República Centro-Africana, onde findaria a viagem em Yalinga, Bria ou Bambari.
                O outro iniciaria a viagem na Amazónia do Perú, em Puerto Maldonado (margem do Rio Madre de Dios), seguiria através da Bolívia, mais ou menos ao longo da bacia deste rio, entraria na Amazónia Brasileira, através desse rio (Rio Madeira, no Brasil), até Itacoatiara; aqui atravessaria o Rio Amazonas, seguiria para Norte, através da Amazónia brasileira, passaria pela parte sul da Amazónia venezuelana e, através das altas montanhas da Venezuela e da Amazónia da Guiana, terminaria em Georgetown.
                O primeiro teve muito azar, pois numa zona do deserto, completamente desabitada (a sul do Trópico de Câncer, zona fronteiriça do Sul da Líbia e Norte do Níger), plena de dunas altas e dinâmicas, apanhou uma violenta tempestade de areia, que soterrou o seu veículo, de tal modo que ficou impossível de se mover. Para conseguir comer e beber teve muito trabalho em escavar com as mãos a areia. Grande parte de água e alimentos deteriorou-se. Nunca lhe apareceu auxílio, acabou por morrer, sem comida , nem água, mas muito rico, pois tinha ainda muito dinheiro disponível.
                O outro, ao atravessar o rio Mavaca, na Serra de Unturán (Amazónia venezuelana), a corrente forte arrastou o veículo (nunca mais o viu), tendo-se salvo a nado. Passados meses, foi encontrado por índios, muito doente, tendo sobrevivido, sem dinheiro, mas à custa dos produtos vegetais que colhia na floresta (frutos, rizomas, flores e folhas) e dos animais (aves, pequenos roedores e peixes) que conseguia apanhar e da água dos rios e da cura através de plantas medicinais com que os índios o trataram.

                Façamos votos para que, neste “Ano da Biodiversidade”, toda a gente se capacite que a riqueza material não é fundamental para a nossa sobrevivência; claro que sem dinheiro se pode sobreviver, mas sem água potável e sem outros seres vivos (Biodiversidade) não sobreviveremos.

                                                                                             

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mês do Coração

Para comemorar o Mês do Coração, no dia 28 de Maio, os alunos da Pré e da EB1 de Soutelo realizaram uma caminhada pela aldeia.
O principal objectivo desta iniciativa é adquirir hábitos saudáveis de vida.
Desta vez, sem cartazes fomos elucidando os mais idosos, que eram os que se encontravam nas ruas, da importância do cultivo de hábitos e de uma alimentação saudável. Os idosos reagiram com muito entusiasmo aos conselhos dos mais novos criando uma grande empatia, solicitaram ainda, mais visitas pela aldeia pois a presença das crianças, era motivo de grande alegria para eles.
De volta à escola as crianças caminharam pela serra, inspirando e expirando o ar puro da Natureza.
Foi um dia diferente que promoveu com sucesso a comunicação entre escola e comunidade.