domingo, 7 de dezembro de 2008

Palestra "O Melhor é Nunca Começar!!"

No âmbito do Projecto Escolas Livres de Tabaco, a equipa do Projecto Educação para a Saúde promoveu uma Palestra no Dia do Não Fumador, dia 17 de Novembro, pelas 21H, no Auditório da Câmara Municipal de Chaves.
Como a temática é bastante polémica e nem sempre quem fuma consegue abandonar o vício, a equipa optou por contactar médicos e enfermeiros que trabalham para o bem estar da Saúde Pública, para, de um modo bastante realista, explicarem os malefícios do tabaco e o apoio que é dado a todos os cidadãos que, por vontade própria, decidam abandonar o vício.
Orientaram os trabalhos da noite os médicos do Centro de Saúde n.º 2 de Chaves, Dr.ª Rosa Crespo/Coordenadora da Área de Promoção e Protecção da Saúde do Distrito de Vila Real, Dr.ª Carla Paradela/ Cardiopneumologista, Dr.ª Rosa Couceiro/consultas de cessação tabágica, Dr.ª Helena Vieira/Psicóloga e o Enfermeiro Vítor Oliveira.
Os oradores explicaram os malefícios do tabaco nos fumadores activos e passivos, procedimentos para acederem às consultas de cessação tabágica nos centros de saúde e os mecanismos para ultrapassar as reacções físicas e psicológicas provenientes da decisão de deixar de fumar.
Foram feitas sessões práticas de monitorização do monóxido de carbono a nível pulmonar e vias respiratórias e a realização de espirometrias com o espirómetro, onde colaboraram alguns participantes.
O público presente mostrou-se bastante participativo e o balanço desta iniciativa foi muito positivo.

Sem comentários: