sábado, 28 de março de 2009


“CORRENTES DE ENERGIA”

Hoje, a sessão do programa PASSE teve como tema “ Correntes de energia”.
Aprendemos que a energia que ganhamos quando nos alimentamos deve estar em equilíbrio com a energia que gastamos quando fazemos exercício físico. Para percebermos melhor, a equipa propôs-nos um jogo. A Maria João segurava um copo que estava furado e que representava a energia que nós gastamos. O Diogo André enchia o copo com água da garrafa que representava a energia que nós ingerimos. Como o furo era pequenino queria dizer que ao fazermos pouco exercício físico também não precisamos de meter no nosso corpo muita energia.
De seguida a Gabriela segurava no copo e o Luís deitava a água. Mas agora o copo tinha um furo maior. O Luís tinha de deitar mais energia no copo porque saía muita energia ao fazer exercício físico.
Assim, concluímos que a energia consumida deve ser semelhante á energia libertada. Se isso não acontecer podemos ficar gordos, obesos. Deve haver um equilíbrio.
Depois, foi feita uma pergunta:
O tamanho conta?
Todos demos a nossa opinião. Mostraram-nos uma imagem onde havia uma laranja grande e um bolo pequeno. Então voltaram a fazer a pergunta e nós respondemos que a laranja era maior logo tinha mais energia. Mas não era verdade porque a laranja é maior mas tem menos calorias e o bolo tinha muitas calorias porque os bolos têm açúcar, cremes, etc.
Gostei muito da sessão de hoje e achei muito interessante.

(Helena Sofia – 3º ano santo Amaro)

Sem comentários: