PROGRAMA ” PASSE”
O que é o PASSE?
O PASSE é a designação de Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar.
Este programa de saúde escolar está balizado em duas áreas fundamentais: a promoção da saúde e o desenvolvimento de competências básicas como condutor das aprendizagens através de jogos.
O programa PASSE decorre em todo o país, em turmas de 3º ano e resulta de parcerias entre o ministério da saúde e da educação.
Este programa é aplicado durante 15 sessões. Os jogo propostos nas várias sessões incidem sobre várias dimensões do programa curricular do Ministério da Educação para o 3º ano.
No final de cada sessão são propostas missões. As missões correspondem a uma série de tarefas que devem ser levadas a cabo pelos alunos no intervalo de tempo que medeia cada sessão.
Distribuição das sessões
MÓDULO I ( 5 sessões)
Neste módulo pretende-se construir o grupo como instrumento de trabalho e de aprendizagem conjunta. Aos alunos são propostas tarefas diversificadas, de modo a fomentar a coerência entre os grupos. São tarefas direccionadas para a dinâmica de grupo.
MÓDULO II ( 5 sessões)
Este módulo está centrado essencialmente na vertente mais informativa e estimuladora de aspectos não só alimentares mas também relacionados com o equilíbrio corporal. Os jogos deste módulo são jogos sobre a roda dos alimentos, jogos sobre regras e comportamentos alimentares a adoptar e jogos de substituição de alimentos por outros equivalentes e a sua proveniência.
MÓDULO III ( 3 sessões)
As três sessões deste módulo estão direccionadas para as questões da tomada de decisão no que concerne á prossecução de comportamentos promotores da saúde na área da alimentação.
MÓDULO IV ( 2 SESSÕES)
As duas ultimas sessões constituem a finalização e sistematização das aprendizagens e uma despedida. Faz-se também a avaliação do projecto.
O que é o PASSE?
O PASSE é a designação de Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar.
Este programa de saúde escolar está balizado em duas áreas fundamentais: a promoção da saúde e o desenvolvimento de competências básicas como condutor das aprendizagens através de jogos.
O programa PASSE decorre em todo o país, em turmas de 3º ano e resulta de parcerias entre o ministério da saúde e da educação.
Este programa é aplicado durante 15 sessões. Os jogo propostos nas várias sessões incidem sobre várias dimensões do programa curricular do Ministério da Educação para o 3º ano.
No final de cada sessão são propostas missões. As missões correspondem a uma série de tarefas que devem ser levadas a cabo pelos alunos no intervalo de tempo que medeia cada sessão.
Distribuição das sessões
MÓDULO I ( 5 sessões)
Neste módulo pretende-se construir o grupo como instrumento de trabalho e de aprendizagem conjunta. Aos alunos são propostas tarefas diversificadas, de modo a fomentar a coerência entre os grupos. São tarefas direccionadas para a dinâmica de grupo.
MÓDULO II ( 5 sessões)
Este módulo está centrado essencialmente na vertente mais informativa e estimuladora de aspectos não só alimentares mas também relacionados com o equilíbrio corporal. Os jogos deste módulo são jogos sobre a roda dos alimentos, jogos sobre regras e comportamentos alimentares a adoptar e jogos de substituição de alimentos por outros equivalentes e a sua proveniência.
MÓDULO III ( 3 sessões)
As três sessões deste módulo estão direccionadas para as questões da tomada de decisão no que concerne á prossecução de comportamentos promotores da saúde na área da alimentação.
MÓDULO IV ( 2 SESSÕES)
As duas ultimas sessões constituem a finalização e sistematização das aprendizagens e uma despedida. Faz-se também a avaliação do projecto.
Caracterização da turma
O programa PASSE, no Agrupamento Francisco Gonçalves Carneiro está a ser implementado numa turma de 3º ano da escola de Santo Amaro, desde o mês de Fevereiro.
São vinte e quatro os alunos abrangidos.
São alunos oriundos de agregados familiares de nível socio-económico médio. São alunos muito interessados e participativos. Todas as tarefas propostas são bem aceites.
Gostam de aprender.
A nível de hábitos alimentares e de higiene são alunos esclarecidos.
Trazem lanche e fazem uma alimentação variada.
Foi feito o registo dos lanches e a a maioria traz lanche saudável constituído por pão com queijo, manteiga ou fiambre; iogurte ou leite e sabem reconhecer quando o lanche não é saudável.(O registo foi feito no intervalo da manhã e como o período até ao almoço é curto alguns alunos só tomam o leite ou bebem um iogurte. Estes alunos não foram contabilizados no gráfico)
Aderiram com alguma curiosidade á vinda da equipa mas agora recebem-na com satisfação participando nas actividades propostas.
O programa PASSE, no Agrupamento Francisco Gonçalves Carneiro está a ser implementado numa turma de 3º ano da escola de Santo Amaro, desde o mês de Fevereiro.
São vinte e quatro os alunos abrangidos.
São alunos oriundos de agregados familiares de nível socio-económico médio. São alunos muito interessados e participativos. Todas as tarefas propostas são bem aceites.
Gostam de aprender.
A nível de hábitos alimentares e de higiene são alunos esclarecidos.
Trazem lanche e fazem uma alimentação variada.
Foi feito o registo dos lanches e a a maioria traz lanche saudável constituído por pão com queijo, manteiga ou fiambre; iogurte ou leite e sabem reconhecer quando o lanche não é saudável.(O registo foi feito no intervalo da manhã e como o período até ao almoço é curto alguns alunos só tomam o leite ou bebem um iogurte. Estes alunos não foram contabilizados no gráfico)
Aderiram com alguma curiosidade á vinda da equipa mas agora recebem-na com satisfação participando nas actividades propostas.
( A professora Maria Helena Malta)
Sem comentários:
Enviar um comentário