terça-feira, 15 de junho de 2010

Balanço das actividades do PES/Sexualidade

Balanço das actividades do PES/Sexualidade

Foi um desafio. Desafio a uma equipa que se dividiu entre as actividades da promoção da saúde e da sexualidade, de acordo com a legislação em vigor (Lei nº 60/2009, de 6 de Agosto) e as normas emanadas do Ministério da Educação (DGIDC - Propostas de Conteúdos Mínimos na Área da Educação Sexual) e, ainda, do plano de contingência. Não foi tarefa fácil e muitas foram as horas passadas na organização de actividades promotoras de saúde.
Segundo a OMS (Carta de Ottawa), a Promoção da Saúde é um processo que visa criar as condições para que as pessoas aumentem a sua capacidade de controlar os factores que condicionam a saúde, no sentido de a melhorar. Tem como objectivo principal incentivar a modificação de comportamentos e a tomada de decisões de uma forma autónoma, pois considera que os cidadãos informados são os primeiros responsáveis pela própria saúde, tendo o dever de a defender.
Com estas actividades esperamos ter contribuído para que, como diz a Professora Fernanda Navarro, cada um de nós, alunos e restante comunidade educativa do Agrupamento, seja responsável pelo seu próprio projecto de vida, isto é, sujeito do seu próprio desenvolvimento.
A todos os que contribuíram para o sucesso destas actividades, o nosso BEM-HAJA.
A equipa PES.

Sem comentários: