domingo, 24 de maio de 2009

Rastreio de Risco Cardiovascular

Entre os dias 4 e 7 de Maio esteve na nossa escola um programa de Rastreio de Factores de Risco Cardiovascular desenvolvido pela Associação Cardiologia em Movimento, durante o qual foi medido, entre outros factores de risco, o Índice de Massa Corporal (IMC). Este índice é um bom exemplo da estreita relação que se pode estabelecer entre a Matemática e a Saúde.

O Índice de Massa Corporal é um cálculo que tem em consideração o peso corporal e a altura de um indivíduo. O resultado ajuda a saber se a pessoa tem um peso baixo, normal ou se pelo contrário tem excesso de peso.

O IMC é também chamado de Índice Quételet (inventado pelo cientista belga Jacques Quételet, 1796-1874). A Organização Mundial da Saúde (OMS) define este índice de massa corporal como o padrão para medir os riscos associados com a obesidade, de entre os quais se destaca o risco cardiovascular. É importante notar que não se toma em consideração a massa muscular quando se calcula o Índice de Massa Corporal.

O IMC é calculado dividindo o peso do indivíduo (em kg) pela sua altura ao quadrado (em metros). Isto é:




Exemplo: Para uma pessoa com 60 kg de peso e 1,68 metros de altura, temos:




O resultado obtido com a aplicação desta fórmula é, no caso dos adultos, comparado com uma tabela de valores padrão que indica o grau de obesidade do indivíduo.



No caso das crianças e adolescentes após o cálculo do IMC este é comparado com um diagrama de IMC que tem em conta a idade e o sexo de forma a obter uma classificação em percentis (Gráficos 1 e 2). Este critério difere do usado na interpretação do IMC em adultos, o qual não tem em conta a idade e sexo. O sexo e idade são usados em crianças e adolescentes porque neles a quantidade de gordura corporal varia consoante este factores.

Sem comentários: