quinta-feira, 14 de maio de 2009

VISITA DE ESTUDO


No âmbito do programa da disciplina de Ciências Naturais e integrado no Projecto da Educação para a Saúde, no dia 14 de Maio, os alunos do 9º ano de escolaridade realizaram uma visita de estudo aos serviços de Hemodiálise e ao Laboratório de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro – Unidade de Chaves.
A visita teve como principal objectivo promover a interligação entre os conteúdos abordados na disciplina de Ciências Naturais e a prática clínica. Para além de contactarem in loco com algumas técnicas utilizadas no tratamento e diagnóstico de doenças, os alunos foram sensibilizados para a importância da aquisição de atitudes promotoras da saúde.
No serviço de Hemodiálise a visita decorreu de uma forma faseada, primeiro com uma explicação teórica e, em seguida, com a visita propriamente dita às instalações. Houve a oportunidade de visualizar equipamentos, métodos e procedimentos, bem como observar os doentes que se encontravam a realizar o tratamento. Tiveram ainda a possibilidade de questionar um dos doentes, o qual respondeu com a maior simpatia e prontidão.
No Laboratório de Anatomia Patológica, os Técnicos explicaram como se procede no exame macroscópico de peças cirúrgicas e no exame microscópico de células e tecidos, visando sobretudo o diagnóstico e o prognóstico de determinadas patologias.
Os alunos seguiram atentamente todas as explicações dadas, quer pela Enfª Chefe do Serviço de Hemodiálise, quer pelos Técnicos do Laboratório de Anatomia Patológica que se mostraram extremamente atenciosos e afáveis, respondendo a qualquer questão colocada.
Esta visita foi profícua na medida em que os alunos tomaram consciência da importância do avanço da Ciência e da Tecnologia no tratamento e diagnóstico de doenças e as suas implicações na qualidade de vida das populações. Consolidaram, também, conteúdos já abordados e foram sensibilizados para a importância de atitudes promotoras da saúde.
Há, ainda, a destacar a forma cívica e ordeira como os alunos se comportaram ao longo da visita.

Sem comentários: